CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

29 de fev. de 2012

SE ESSA HORTA FOSSE MINHA, EU FARIA BROTAR.

Limitação de espaço não é desculpa para deixar de ter temperinhos por perto. Simples de serem postas em prática, estas ideias podem ocupar lugares inusitados na casa ou no apartamento e ainda aproveitam recipientes com outros usos.  

Na última edição carioca da mostra de decoração Morar Mais por Menos, os profissionais surpreenderam ao montar charmosos cantos verdes de um jeito fácil e baratinho. Pegadores de grãos ganharam nova função na Cozinha com História, projeto da dupla de arquitetos Marcelo Possidonio e Bianca Gatto, e latas recicladas foram parar na parede do Café Morar Mais, das arquitetas Joana Salgueiro Di Marino e Andréa Penna. Em ambos os casos, a missão era clara: deixar as ervas frescas à mão. Afinal, além de tornarem as comidas mais saborosas, essas plantas conferem vida à decoração e perfumam o ambiente - que pode ser a cozinha, a sala de jantar, o terraço...Se animou? Então veja as dicas e de início à sua criação!

PEGADORES DE GRÃOS RECHEADOS DE SALSA, COENTRO, PIMENTA...
*O parapeito é um espaço raramente utilizado. Pensando nisso, Marcelo Possidonio e Bianca Gatto viram ali o lugar ideal para dispor uma pequena horta. ** A ideia de usar pegadores de grãos veio por acaso. "Olhei para eles em uma visita ao Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) e me perguntei: 'Por que não?'", conta Bianca, que acrescentou uma leiteira como cachepô. ***Com o auxílio de uma furadeira , fez-se um furo no fundo de cada recipiente. Assim, possibilitou-se a drenagem da água excedente, recolhidapor pratinhos de chá que pertenciam a um jogo de louça antigo. ****Depois de uma camada de seixos, os vasos receberam terra adubada até cerca de dois dedos da borda. *****Próximas da janela, as espécies escolhidas aceitam bem o sol pleno.

LATAS DE ACHOCOLATADO ENFEITAM A PAREDE EM UMA TRAMA DE AÇO

*No ambiente de Joana Salgueiro Di Marino e Andréa Penna, a teia que suspende alecrim, sálvia, manjericão e outras espécies confere movimento à parede tingida na cor Framboesa (ref.E104), da Suvinil. ** Para a malha de aço encapado de 6 mm, foram instaladas buchas com ganchos nas vigas das laterais. Um dos lados recebeu esticadores, presos nos ganchos. Um pedaço do cabo é atado com uma presilha ao esticador de um lado e, com outra, ao gancho da lateral oposta - um alicate especial faz o ajuste. Serra cabos e pitões ajudam na fixação. Repetiu-se o processo até haver nove fios. ***Fizeram-se um furo no alto e outro na parte inferior de cada lata. "O segundo não deve ser muito baixo, senão a água pode vazar", diz Joana. Um arame, passado pelos furos, firma o vaso em dois cabos. ****Com as ervas já plantadas, rega-se pouco, pois o fundo das latas não é furado.

(Texto e Reportagem Visual, Daniela Arend (RJ); Fotos, Leonardo Costa (RJ); Minha Casa nº 22)

Um comentário:

Eliana de Fatima disse...

pode ter certeza que brota, fica uma graça e olha que alem de bonita fica á mao hortaliças fresquinhas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...