CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

26 de set. de 2012

MELHOR QUE VARANDA: ÁREA DE LAZER MULTIÚSO

Refúgio verde, espaço gourmet ou extensão da sala de estar? Em dúvida sobre como aproveitar o terraço do novo apê, os moradores decidiram ficar com todas as alternativas. Um projeto bem pensado, que contemplou paisagismo e decoração, foi o segredo para que tantos desejos coubessem em 12 m².

Ao se mudar para um endereço com vista privilegiada, no 14º andar de um prédio novo, em São Paulo, o jove casal de proprietários pediu à paisagista e designer de interiores Ivani Kubo que tornasse a varanda um lugar especial. "Eles faziam questão de um belo jardim, mas não queriam desperdiçar o potencial social da área, que foi entregue pela construtora com pia e churrasqueira", conta Ivani. "Também sonhavam com um canto intimista, provido de assentos confortáveis, em que pudessem relaxar e curtir a paisagem", completa. Para acomodar todos os pedidos na planta de 2 x 6 m, a profissional trouxe como solução a leveza de elementos chave: repare como os móveis são magrinhos e o desenho, formado por folhagens, é extremamente delicado.


Se falta espaço para um canteiro, vasos dão conta do recado.

- Quer ter plantas sempre saudáveis? A lição número um é selecioná-las de acordo com a orientação espacial do local. "Como este terraço é voltado para o oeste, elenquei apenas espécies de meia-sombra", explica Ivani. Elas também dariam certo na face leste, enquanto as de pleno sol seriam mais adequadas à face norte, e as de sombra, à face sul.

- A diversidade enriquece qualquer composição paisagística. A dica da profissional é variar não só a altura e a volumetria dos exemplares cultivados, mas também a textura, os tons de verde e o formato dos ramos.

- Contrastes são bem-vindos - de copa alta e arredondada, o ficus (Ficus benjamina)(1) se opõe à baixinha cica (Cycas revoluta)(2), que se parece com uma pequena palmeira.

- O vaso com o comprido bambu-mossô (Phyllostachys pubescens)(3), estrela do pedaço, é forrado de hera variegata (Hedera helix variegata)(4), que pende pelas laterais graciosamente.

- Para montar este jardim vertical, bastou uma placa de fibra de coco em um requadro de madeira. Além de samambaia (Nephrolepis polypodium), os vasinhos receberam mudas de flores que, em breve, levarão cor à varanda: brincos-de-princesa rosa e lilás (Fuchsia corymbiflora)e gerânios vermelhos (Pelargonium hortorum).


- Além de permitir o uso do espaço o ano inteiro, o fechamento com vidro protege a vegetação dos fortes ventos que acometem as sacadas de andares altos.

Cenário ideal para receber


- Os itens entregues pela construtora - churrasqueira com coifa, pia e respectivos tampos e frontões de granito - foram incrementados com marcenaria sob medida, planejada por Ivani. "Enquanto o gabinete guarda as louças, a prateleira da suporte a utensílios e enfeites", explica. No centro do conjunto, um espelho sugere a sensação de amplitude e leva mais verde ao canto gourmet.

- A jardineira sobre a bancada, à esquerda da cuba, deixa temperos frescos ao alcance do cozinheiro da vez. É só esticar o braço e colher, na hora, tomilho, orégano, pimenta, hortelã ou manjericão. "Os moradores são anfitriões exemplares, daqueles que adoram testar uma receita diferente a cada evento", justifica a paisagista.

- Quando a noite cai, o espaço fica ainda mais convidativo graças à iluminação direcionada às plantas. A estratégia foi distribuir espetos para jardim (um tipo de luminária para ser fincada na terra) somente nos vasos de grande porte. As peças foram equipadas com lâmpadas halógenas, que oferecem fachos concentrados, ideais ao realce da vegetação.

Com estas sugestões, seu jardim de apê ganha ares de quintal.

Pedras, para que te quero!
Seixos e pedriscos são ótima pedida para a forração de vasos: além de assegurarem um visual muito mais charmoso que o de terra aparente, acabam com os respingos de água barrenta durante a rega. Colocados no fundo dos vasos, seixos, pedregulhos, cascalho ou brita formam uma camada de drenagem que evita o encharcamento das raízes.


- Os seixos soltos do tipo ovo preto fazem boa parceria com o mix de pedriscos verdes. Na Palimanan Pedras Naturais.
- Quer destacar o verde das plantas? Vá de pedriscos brancos! Na Arte Viva.

Piso bem vestido
Um jeito prático de evocar o clima natural é cobrir o piso com deques de madeira. Veja como Ivani se valeu do recurso de forma criativa - as placas de cumaru (40 x 40 cm) vão apenas na área ajardinada, ladeadas por pedriscos. Cruzetas de madeira de demolição marcam a fronteira com o trecho que exibe o revestimento cerâmico original.

- As placas de eucalipto (50 x 50 cm) pedem acabamento protetor com stain antes de serem levadas à área externa. Na Decora Brasil.
- Uma base plástica facilita o encaixe entre os módulos de teca (30 x 30 cm), previamente tratados para resistir à umidade. Na Teakstore.

Varie na escolha dos vasos
Fuja da aparência entediante mesclando peças de diversos tamanhos e formatos. Materiais diferentes também convivem numa boa. Mas se quiser um truque certeiro para que o arranjo seja harmonioso, opte apenas pela tradicionalíssima cerâmica - ela é bonita, robusta, durável e retém água por menos tempo que o plástico.


- Com 32 cm de altura e de diâmetro, a peça vietnamita (cor laranja, ref. 1010925422L) é de argila queimada a altas temperaturas (acima de 1 00ºC), o que lhe garante maior resistência. Uemura flores e plantas.
Modelo Espanhol, de cimento pintado no tom terracota tijolo (70 cm de altura e de diâmetro). Simon Vasos.

(Texto, Marisa Vieira da Costa / Fotos, Marco Antonio / Reportagem visual Isabella Mendonça e Andrio Feijó (assistente) / Revista Minha Casa nº 27).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...