CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

23 de jan. de 2013

O BA-GUÁ OU OCTAEDRO FENG SHUI

Um conceito básico do Feng Shui é o octaedro sagrado ou Ba-Gua. Ele indica as áreas físicas onde serão feitas as curas Feng Shui. Aprendendo o Ba-Gua, você fica sabendo quais são as partes da casa que precisam ser adaptadas para que ocorram as mudanças na sua vida.
O Ba-Gua é um sistema poderoso originário do I Ching, um dos métodos mais antigos e profundos de ler os padrões de energia. Muitos ramos da teoria energética chinesa usam o Ba-Gua, entre eles a medicina, o yoga, as artes marciais, a filosofia e a espiritualidade. Na prática do Feng Shui, o Ba-Gua é um instrumento para a compreensão dos padrões de energia presentes na residência ou no escritório.
Ba-Gua em chinês significa literalmente "emblema de oito" e refere-se ao metodo octógono exibido na próxima página. O sistema Ba-Gua ajuda a descobrir quais são as partes do ambiente que estão afetando determinadas áreas da sua vida. Ele pode ser usado para localizar nove seções importantes, os Guas, da casa - os oito lados do octaedro, mais o centro. Cada Gua corresponde a uma ou mais áreas importantes da vida.
A escola de Feng Shui do Professor Lin Yun usa o sistema Ba-Gua como principal instrumento de leitura da energia de uma residência, em vez de usar uma bússola de fato e os pontos cardeais da terra (Leste, Oeste, Norte, Sul), como fazem outras escolas. O Ba-Gua é orientado segundo a localização da porta da frente.

As nove seções do Ba-Gua
As nove seções do Ba-Gua (oito lados mais o centro), com suas áreas correspondentes da casa e cores simbólicas, são:

Seção do 
Ba-Gua                             Área da Casa             Cor

Pessoas Prestativas    Canto direito            Cinza
                                            frontal 
Carreira                           Centro frontal          Preto
Conhecimento              Canto esquerdo       Azul
                                            frontal 
Família                             Lateral esquerda    Verde/Azul
Riqueza                           Canto esquerdo       Roxo
                                            posterior
Fama                                Centro posterior      Vermelho
Casamento                     Canto direito             Cor-de-rosa
                                            posterior
Filhos                                Lateral direita          Branco
Saúde                               Centro                          Amarelo

Embora possa haver uma tendência a favorecer um Gua em particular (como o da riqueza) e concentrar a maior parte da atenção sobre ele, todos são importantes. Todos eles interagem a são interdependentes. Uma fraqueza em um Gua, como o da carreira, pode exercer efeitos desastrosos nos outros e nas áreas correspondentes da vida, como as da Família, Casamento e Riqueza.
Os benefícios do Feng shui serão maiores quando todos os Guas da casa e do ambiente de trabalho estiverem fortes e equilibrados. Se há uma seção do Ba-gua que é mais importante que as outras, é a nona área: o Centro. Ele representa Saúde e Unidade, sustentando e alimentando todos os oito lados do octaedro. Caso precise melhorar muitas áreas de sua vida ao mesmo tempo e se não tiver muita certeza do Gua em que deveria trabalhar, faça uma cura no Centro para beneficiar a vida em geral.
Os Guas e suas influências
Ao memorizar as nove seções do Ba-Gua e as áreas correspondentes da vida, é possível você fazer uma rápida "leitura energética" de cada casa ou escritório em que você entrar. As posições dadas relacionam-se à parede frontal da planta baixa da casa. (A parede frontal é a que contém a porta principal).

Gua das Pessoas Prestativas: Este gua afeta aqueles que o assistem na vida: benfeitores, amigos e ajudantes. Afeta as viagens também e relaciona-se ao lado masculino da casa: pai, irmão, filho. Localiza-se no canto direito frontal do Ba-Gua.

Gua da Carreira: Este Gua afeta seu trabalho, profissão, ambiente de trabalho e contato com o mundo exterior, especialmente no que se refere ao ganha-pão. Localiza-se no centro frontal do Ba-Gua.

Gua do Conhecimento: Este Gua afeta o auto-aperfeiçoamento, a sabedoria, o brilho, a clareza mental, a inteligência, o crescimento pessoal e a espiritualidade. Localiza-se no canto esquerdo frontal do Ba-Gua

Gua da Família: Este Gua afeta sua família próxima; relaciona-se também a toda extensão familiar e aos ancestrais. Localiza-se na lateral esquerda do Ba-Gua.

Gua da Riqueza: Este Gua afeta sua situação financeira e aplica-se à abundância e prosperidade em todas as formas. Localiza-se no canto esquerdo posterior do Ba-gua.

Gua da Fama: Este Gua afeta sua reputação e fama; relaciona-se à visão que a comunidade tem de você. Relaciona-se também ao modo como percebe o futuro e à sua visão da vida. Localiza-se no centro posterior do Ba-Gua.

Gua do Casamento: Este Gua afeta seu relacionamento principal: marido ou mulher, namorado ou namorada, ou algum outro relacionamento significativo. Se você não tiver um, ele afeta a probabilidade de vir a ter. Relaciona-se também ao lado feminino da casa: mãe, irmã, filha. Localiza-se no canto direito posterior do Ba-Gua.

Gua dos Filhos: Este Gua afeta  descendentes de todos os tipos: filhos físicos, projetos criativos e criatividade artística. Afeta também a comunicação. Localiza-se na lateral direita do Ba-Gua.

Gua da Saúde: Este Gua afeta a saúde física; relaciona-se à unidade e equilíbrio de todas as coisas. Essa importante área conecta e unifica as outras oito áreas. As áreas da vida que não se enquadram a um Gua específico podem ser melhoradas através do ajuste do Gua da Saúde. Localiza-se no centro do Ba-Gua.

Múltiplos Níveis do Ba-gua
Qualquer espaço que tenha uma Boca do Chi (porta de entrada principal) definida pode ser analisado com o Ba-gua. Ele pode ser aplicado à propriedade e a cada pavimento e aposento da casa. Neste livro, nós nos concentraremos em dois Ba-Guas importantes: o do pavimento principal e o do quarto de dormi. Os Ba-Guas do escritório e da propriedade também recebem atenção.

A aplicação do Ba-Gua na casa.
A aplicação do Ba-Gua na planta baixa da casa é uma das coisas mais importantes a se fazer no Feng Shui. O Ba-Gua é um método básico, necessário para a compreensão da casa e de seus padrões energéticos. Após aprender o Ba-gua e orientá-lo na casa, começa-se a perceber onde fazer as curas que irão criar mudanças na vida.
O Ba-Gua é colocado sobre a planta baixa da casa. a orientação baseia-se na posição da porta da frente e não nos pontos cardeais. "Porta da frente" refere-se à principal entrada e nunca a uma porta lateral, dos fundos ou da garagem, mesmo que uma delas seja mais usada do que a da frente.

(Dicas de Feng Shui Para Uma Vida Melhor - David Daniel Kennedy - Pref.Prof.Lin Yun - Ed.Bertrand Brasil)




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...