CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

10 de fev. de 2012

OPERAÇÃO MAIS VERDE!

Gosta de jardinagem, mas não sabe por onde começar? Aprenda os primeiros passos.

Se a sua casa está com aspecto cinza, árido e precisando de jardins ou alguns vasos, nada melhor que colocar lindas plantas e trazer mais vida ao lugar. Para jardineiros de primeira viagem, sair comprando flores e mudas pode acabar mesmo em frustração, já que, sem o cuidado correto elas podem morrer ou crescer menos que o esperado. Para quem está começando, existem três regrinhas que não podem ser esquecidas: comprar certo, adubar a terra e manter o cuidado. Com essas três lições na cabeça, as plantas irão crescer e florir o ano todo. De acordo com o paisagista Raul Cânovas, o sucesso está ligado à disposição de se tornar um bom jardineiro, e não o contrário. Para começar, na lista de materiais básicos estão: tesoura de poda, pá, rastelo e regador. Adubos, insumos e substratos vêm depois, com a escolha das espécies. 

SUA VIDA   X   PLANTA IDEAL

Jardim ou cuidado
Defina se você quer a casa verde e florida ou busca a terapia de cuidar das plantas. Se a resposta for a primeira, samambaias são boa opção.
Vida agitada
Para quem passa o dia inteiro fora de casa, a planta certa é aquela que precisa de poucas regas, como os cactos e as suculentas.
Tempo garantido.
O contato com as plantas faz bem? Então pode trocar as folhagens por flores, e reserve um dia na agenda para visitar lojas especializadas e ver as novidades.
Plantando no solo
Se você mora em casa e tem um espacinho para um novo jardim ou horta, comece preparando a terra. Ela deve ser afofada com ajuda da pá antes de receber mudas e sementes. Cada espécie exige uma mistura diferente que determinará a quantidade de areia, húmus de minhoca, substrato, farinha de osso e fertilizantes naturais. Para as mudas de árvores, as valas devem ter 60 x 60 cm e a terra retirada do buraco precisa ser misturada a 20 quilos de substrato orgânico - comprado pronto ou feito em casa, com a decomposição de cascas de alimentos e folhas.

Jardineiras e vasos.
Preparar o vaso que receberá a planta é superimportante. A paisagista Nô Figueiredo orienta que, na hora de comprar um vaso, deve-se verificar se ele tem furos para a vasão da água. Depois, cubra um terço dele com argila expandida ou cacos de telha de cerâmica.

FIQUE ATENTO PARA NÃO ERRAR

Confira os enganos mais frequentes entre jardineiros novatos e tente diminuir a margem de erro no seu jardim.

Comprar a muda sem informação
Cada espécie tem suas próprias características e precisa de cuidados diferentes. Informe-se sobre essas peculiaridades. Isso pode evitar que você misture plantas com necessidades distintas em um mesmo jardim ou floreira.

Não preparar a terra
A terra precisa ser fofa para qualquer espécie e também adubada corretamente. Pode acreditar, utilizar os substratos certos e planejar o espaço fará toda a diferença.

Esquecer da drenagem
Tanto nos jardins como nos vasos, a água não pode ficar retida e encharcar a terra. O acúmulo apodrece a planta e cria fungos.

Não fazer a poda correta
Cortar caules e folhas no local errado pode machucar a planta.

Desrespeitar a preferência da planta
Árvores e trepadeiras devem ficar sob o Sol. Muito diferente das samambaias, que pedem a claridade, mas sem a exposição direta.

(texto Naiara Albuquerque, fotos Shutterstock, Decorar Mais Por Menos nº 15)
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...