CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

20 de mai. de 2012

ÁREA LIMPA

Ao contrário do que muitos pensam, a área de serviço também interfere na manutenção do equilíbrio da energia vital. Por isso, é tão importante dispensar a esse canto da casa um tratamento especial.

Parece difícil de acreditar, mas a área de serviço é um dos locais mais frequentados da casa, e o mais incrível é que esse canto é um dos últimos a ser decorado e a receber o Feng Shui. Quem pensa que a lavanderia dispensa a harmonização ou ativação do guá está enganado. Qualquer ambiente do lar, por menor que seja, tem importância na circulação, das energias e é capaz de exercer influência, sim, na vida de seus habitantes. Porém, o que mais os especialistas observam é que a área de serviço não tem sido tratada como deveria. Em geral, muitas vezes por falta de espaço, os moradores costumam usá-la para entulhar a bagunça, o lixo e os objetos sem serventia, o que afeta o chi, a energia vital. A desordem gera energia estagnada e cria no ambiente uma sensação de descuido. Já a organização transmite, acima de tudo, a impressão de higiene. Evitar vazamentos de água, cuidar da manutenção da pintura e manter o local sempre limpo e arrumado são algumas atitudes que podem equilibrar as energias na área de serviço, promovendo bem-estar aos moradores.

Família e Prosperidade
A Lavanderia Verde, apresentada na 14ª edição da Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo - Campinas Decor 2009, no interior paulista, é um exemplo de como é possível manter a área de serviço integrada com a natureza e repleta de boas vibrações. A arquiteta e urbanista Letícia Wassal e o designer de produtos e ambientes Pedro Negrão assinam o projeto ecologicamente correto, que se destaca pela estrutura de madeira de manejo, criada para aproveitar melhor o vento e a luz do sol na secagem das roupas. Além disso, as caixas de madeira possuem um sistema de reaproveitamento de água usada pela máquina de lavar, reduzindo o consumo de eletricidade. O projeto sustentável é considerado mais que uma proposta eficiente, ele representa os setores da Família e da Prosperidade no Feng Shui. Com uma área de 24,5 m², tendo o verde como cor principal e a madeira como material predominante, o ambiente favorece o crescimento. No ciclo dos cinco elementos, a Madeira é responsável por expandir a energia, por isso sua presença incentiva a prosperidade e reforça o convívio em família. A presença marcante das plantas nessa área também potencializa o elemento Madeira, que é muito bem-vindo para atrair energias positivas, além de trazer graça ao local.
Lavanderia do Futuro
(foto Adriana Barbosa)
Os arquitetos José Queijo e Ana Cristina (Casa Cor 2009) utilizaram a transparência como tendência e mostraram que a área de serviço também pode ser organizada, moderna e funcional, sem perder a elegância. Repleta de vidros e acrílicos, o ambiente estimula o elemento Água, benéfico para os setores do Trabalho e da Carreira, reforçados pela presença da cor preta, regente do guá. Quando a área do Trabalho está posicionada na lavanderia é muito positivo, uma vez que por esse ambiente passa bastante água pelos encanamentos, o que incentiva o setor naturalmente. A combinação de bacias de aluminio, pregadores de madeira e baldes de flandre revela que o passado e o futuro podem conviver em harmonia, e ainda apoia a ideia que o passado e o futuro podem conviver em harmonia, e ainda apoia a ideia da reciclagem. A presença marcante de objetos metálicos, como os baldes, os regadores, as máquinas de lavar roupa, os televisores de plasma e até mesmo a cor do revestimento das pastilhas, associa-se ao elemento Metal que, no ciclo construtivo, potencializa o elemento Água, transformando-se no cenário ideal para estimular a comunicação e as relações de trabalho. 
A cadeira Bubble Chair em formato de bolha incentiva o elemento água, tanto pela transparência como pela forma circular. Ela ainda proporciona a sensação de estar submerso e envolto por diversas bolhas de sabão, trazendo conforto e aconchego ao ambiente.

D i c a s:
A lavanderia é muito útil para todos na casa, logo é importante cuidar bem dela. Veja o que é possível fazer para manter o local equilibrado:

1-Não acumule bagunça, entulhos, lixos e caixas vazias.
2-Mantenha o local sempre limpo.
3-Organize a área após as tarefas de limpeza da casa, como lavar e passar roupa.
4-Evite vazamentos e canos de água furados.
5-Não desperdice água.
6-Preserve a pintura das paredes.
7-Se for utilizar a área de serviço como depósito de bicicletas e outros artigos esportivos, mantenha tudo sempre arrumado.
8-Use vasos de plantas e flores naturais na janela ou nos cantos.
9-Pendure samambaias ou o sino do vento no teto.
10-Coloque cristais e outros minerais coloridos pelos cantos.
11-Se bater sol na área, pendure um prisma d'água.

Amor e Poesia
(foto Adriana Barbosa)
Segundo a Escola da Bússola, que avalia não só a casa e o terreno, mas também os seus habitantes, essa área de serviço está localizada na direção Sul, que compreende aos setores do Sucesso e da Fama. De acordo com o mapa pessoal da moradora, o ambiente também incentiva as regenerações física, mental e espiritual da proprietária, ativando o campo da medicina celestial. Portanto, o ambiente deve estar cercado  de proteções divinas. Para criar o clima zen e ao mesmo tempo poético na lavanderia, foi solicitado que fizesse uso dos elementos Água, Metal e Madeira, maximizando suas forças com a predominância das cores verde e azul. A única advertência foi para não usar os tons amarelo, laranja ou marrom, representantes do elemento Terra, pois a existência dessas cores no local incentivaria o ciclo destrutivo, já que a Terra retém Água, e este último elemento deve estar em destaque no espaço.
A presença da flor de pessegueiro, representada por uma foto no mural, foi sugerida para ativar a vida amorosa da moradora, trazendo relacionamentos bem-sucedidos. O espelho circular na parede neutraliza o efeito negativo do banheiro, localizado atrás da parede, evitando a fuga da energia.

Decore com o ba-guá
Com um pouco de imaginação, cuidado e bom gosto é possível decorar a lavanderia e ainda reforçar cada lado do ba-guá. Confira as dicas do especialista Franco Guizetti para torná-la mais bonita e repleta de boas energias.

Prosperidade - Pinte a parede de amarelo ou lance mão de acessórias nessa cor.
Relacionamento - Pinte a parede de rosa para atrair amor ou coloque alguns objetos decorativos como quadros ou vasos em par.
Família - Plantas e objetos de madeira ativam o setor, assim como acessórios na cor verde.
Sucesso - Figuras do sol estimulam o setor do sucesso e da fama. Também priorize as tonalidades vermelha e laranja no local.
Trabalho - Quadros com motivos marinhos e objetos pretos ou azuis profundos são ideais para incentivar este setor.
Espiritualidade - Utilize objetos de decoração nas cores azul e lilás ou que remetam ao elemento Terra, como vasos de cerâmica.
Amigos - Objetos metálicos ou de alumínio incentivam novas amizades, assim como fotos ou presentes de pessoas queridas.
Criatividade - Abuse do branco e dos tons pastel para ativar novas ideias. Fotos dos filhos também são bem-vindas, pois este setor também representa o futuro e os filhos.

(Por Vanessa Moura / Fotos Divulgação / Consultoria; Franco Guizzetti,  Martine Monios / Casa & Decoração Especial Feng Shui em Casa ano 8 nº 41)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...