CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

12 de mai. de 2012

A TEORIA DO CHI

Um dos princípios mais básicos do Feng Shui é a teoria do chi. Chi é uma palavra chinesa de vários significados, que incluem alento, espírito, vitalidade e energia vital. Outras culturas também possuem um termo para essa energia, como o KI (japonês), o PRANA (indiano), o MANA (havaiano), a força da vida (ocidental) e muitos outros. Neste livro, os termos "chi" e "energia" referem-se ao mesmo fenômeno. Chi é a força interior invisível que pulsa em todas as coisas vivas, proporcionando energia, movimento e vitalidade. Uma pessoa saudável, forte e equilibrada possui um "bom chi" ou um chi saudável. O chi de uma pessoa fraca ou doentia é descrito como pobre ou ausente.
O Chi e o Corpo Físico
Como o Professor Lin Yun afirma, "o chi é o eu real, e o corpo é o veículo para o chi". Este chi ou energia vital é o que anima o corpo, dá cor ao rosto, faz os membros se moverem e cria o brilho no olhar. Quando a pessoa morre, o que se vai é o chi, e o corpo "vazio" é deixado para trás. Segundo a teoria médica chinesa, o chi flui pelos meridianos, ou caminhos, do corpo humano. Os meridianos levam a energia vital para os órgãos e membros. A medicina oriental tradicional é um sistema de interpretação da saúde orgânica através da observação de seu estado energético. Todos os níveis do organismo - sangue, sistema linfático, sistema nervoso e esqueleto - são considerados sujeitos ao chi. Todos dependem do chi para funcionar.

O Chi e a Terra
Assim como a energia chi flui pelos nossos corpos, flui também dentro da terra. Os veios ou meridianos de energia da terra chamam-se linhas do dragão. Onde o chi está perto da superfície, a terra é energética, viçosa e de rica vegetação; onde o chi circula muito abaixo da superfície, a terra é estéril e seca.

O Chi em Nossa Casa
O chi flui em toda estrutura de nossas casas baseado na geometria, disposição, cores e materiais usados, além de outros fatores que constituem a estrutura. A disposição das peças, proporções do desenho e a relação da casa com o terreno criam canais e padrões energéticos dentro da residência. A razão para a importância de se equilibrar o fluxo de energia da casa é que este chi é um dos fatores mais poderosos que continuamente condicionam e afetam o suprimento e fluxo do seu próprio chi pessoal.

A importância do Chi
Ter uma boa fisionomia (estrutura facial) 
não é tão bom quanto ter um bom destino.
Ter um bom destino não é tão bom quanto ter um bom coração.
Ter um bom coração não é tão bom quanto ter boa sorte.
Ter boa sorte não é tão bom quanto ter um bom fluxo de chi
- Professor Lin Yun.

(Dicas de Feng Shui para uma vida melhor - David Daniel Kennedy - Prefácio do Professor Lin Yun - Ed.Bertrand Brasil)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...