CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

4 de jun. de 2012

PAINEL VERSÁTIL, FÁCIL DE COPIAR

Com um corte de tecido e alguns sarrafos, dá para melhorar o visual de uma parede inteira, criar um quadro original ou até confeccionar uma cabeceira para a cama. Gostou da idéia? Pois saiba que reproduzi-la não exige prática, tampouco habilidade.

A parede com textura, em um imóvel alugado, não agradava à arquiteta Érika Rossi, de São Bernardo do Campo, SP. Primeiro ela pensou em revestir de papel de parede, mas desanimou ao calcular os custos: teria de pagar pelo material, pela instalação e, antes de tudo, pela uniformização da superfície. Em busca de uma solução econômica, ela resolveu colocar a mão na massa e montar seu próprio painel de tecido. Deu tão certo que ela já repetiu a técnica em diversas situações. Para cada uma, ela escolhe uma trama diferente, e todas funcionam - das mais grossas, a exemplo da sarja, às fininhas, como a chita. 

Para um painel de 1,30 x 2,80 m, você vai precisar de:
- 2 sarrafos de 2 x 1 x 130 cm*
- 2 sarrafos 2 x 1 x 276 cm*
- 3 m de tecido com 1,40 de largura
- Trena
- Arco de serra
- Tesoura
- Percevejos
- 10 agulhas de máquina de costura nº 21
- Alicate
- Furadeira e broca de 1,5 mm para madeira 
(apenas se a madeira do sarrafo for muito dura)
- Martelo.
Tempo estimado : 1 hora.

1 - Encontrou sarrafos maiores do que deseja? Meça com a trena e serre. Se forem menores do que o esperado, use duas peças para atingir o comprimento ideal e não é preciso fixar uma na outra.
 

2 - Estique o tecido sobre uma superfície plana com o verso virado para cima. Deixando uma margem de 4 cm, monte uma estrutura retangular com os sarrafos. A arquiteta ressalta um detalhe importante sobre a ripa horizontal superior que deve ficar sempre apoiada sobre as peças verticais. / 3 - Recorte um quadrado de 4 x 4 cm em cada um dos cantos. / 4 - Depois de viradas, as bordas do tecido serão presas na madeira com os percevejos, de 10 em 10 cm. Para dar firmeza ao conjunto, coloque tachinhas extras nas proximidades das emendas, entre os sarrafos.

5 - Para a fixação na parede, em vez de pregos, Érika sugere agulhas de máquina de costura, com as cabeças cortadas com alicate, ela usa essa técnica até para pendurar quadros, pois o estrago na superfície é bem menor. / 6 - Apenas se a madeira for muito dura, use furadeira e broca de 1,5 mm para perfurar os sarrafos a cerca de 5 cm de cada extremidade - nas ripas maiores, fure também no centro. O ideal é ter um ponto de fixação a cada 1,20m, explica a arquiteta. / 7 - Nos locais indicados no passo anterior, martele as agulhas até ocultá-las sob o tecido.


(Texto, Carine Savietto / Fotos, Ana Pascon / Reportagem visual, Angela Caçapava / Minha Casa nº 23 ano 3)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...