CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

9 de jul. de 2012

CASA PERFUMADA.

Espalhe frescor, romantismo e deliciosos aromas pelos ambientes.
Cachepôs diferentes? Então inspire-se nestes arranjos e use a criatividade! Valem cestos, regadores, bules e até latinhas de alumínio.
Cravos vermelhos prometem deixar a varanda mais alegre e despojada.
Uma decoração de encher os olhos também pode dar novos prazeres aos outros sentidos. Desta vez, a seleção de flores privilegia, além da beleza e da praticidade, o olfato. 
Esse sentido é tão importante que hoje existem empresas que estudam e criam perfumes especialmente para a casa. Mas nada melhor, claro, que deixar seu refúgio com um cheirinho delicioso de flores da estação. "Quando passo pelo portão e sinto o aroma da dama-da-noite entendo que é hora do descanso", conta a vendedora Heloísa Alves. Se em alguns cheirinhos existem traços de felicidade e bom humor, por que não trazê-los para dentro de casa? A florista Luciana Jubram, da Design em Flor, dá uma mãozinha para que você possa fazer a melhor opção. Nas páginas a seguir ela explica as características de cada espécie.
A orquídea-chocolate, como o nome diz, tem esse cheirinho delicioso!
Lírio - É originário do Japão e muito ornamental. As flores estão entre as mais cheirosas e coloridas que temos por aqui. As pétalas são grandes e podem ter várias cores. Luciana recomenda as cor-de-rosas e as brancas, que são mais fáceis de encontrar e duram por mais de uma semana. "O segredo é arrancar o pistilo assim que as pétalas se abrem para evitar que o pólen caia e manche móveis e toalhas".

Jasmim - Seu perfume exótico pode ser sentido mais facilmente durante a noite. O óleo extráido da flor já era usado na China para aromatizar os chás e hoje é considerado calmante.

Gardênia - Dificilmente você encontrará esse tipo de planta cortada para a confecção de arranjos. O ideal é cultivá-la em vasos médios ou no chão, já que ela pode chegar a 1 m de altura. Essa espécie tem grandes pétalas brancas que exalam um aroma forte, principalmente nos meses mais quentes do ano.

Para deixar o vaso cheio - Se as flores forem compradas cortadas, dar volume ao vaso pode ficar caro. Sendo assim, a florista ensina a criar mais altura ou deixar o arranjo mais rico com o uso de algumas folhagens, como o aspargo, o fórmio e ruscus. Eles são comprados em maços.

Angélica - Esse tipo de flor libera um aroma muito característico, principalmente ao cair da tarde. Apesar de ser uma flor mexicana, a espécie ficou conhecida como um símbolo indiano de pureza. As flores começam a abrir no final do verão e o cuidado, é o de arrancar as que vão morrendo para dar espaço às novas. Um pouco de trabalho que vale a pena. A Angélica é a mais cheirosa delas.

Calêndula - Quem não se lembra do "bem me quer e do mal me quer"? Pois então, essa é a planta que originou a brincadeira. Da família das margaridas, as calêndulas se diferenciam pela quantidade de pétalas, coloração alaranjada e perfume característico. Mas prepare-se para apreciar seu aroma e beleza enquanto houver sol. Durante a noite, a flor se fecha.

Dicas:
Eternas enquanto durem: Para que as flores de corte durem mais, pingue conservante floral na água.

Acerte no vaso: Não use vasos de metal ou cerâmica, mas sim de vidro ou louça.

Água limpinha: Sem conservante, troque a água diariamente ou a cada 48 horas.

Corte certo: Corte as hastes com uma faca afiada e na diagonal

Abra caminho: Retire flores e folhas secas para não atrapalhar o crescimento da planta.

(Texto, Naiara Albuquerque / Produção, Janete Moraes / Fotos, Antonio Di Ciommo / Decorar Mais por Menos nº 18 / Florista, Luciana Jubram da Design em Flor / Ambientação, Oficina de Agosto)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...