CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

15 de fev. de 2013

SOPRO DE INSPIRAÇÃO

O guá representado pelo Metal está ligado à origem da vida, da criação das idéias e ao nascimento dos filhos.
Todos os setores que o ba-guá determina em uma casa são importantes para a vida do morador, mas poucos influenciam tanto as escolhas e o modo de viver dos proprietários como o guá da Criatividade. É ele que representa o nascimento das ideias, dos projetos visionários e diz muito sobre o nosso futuro e o dos nossos filhos - dos que já nasceram e dos que ainda estão por vir. É também nessa área que desenvolvemos nossa autoestima, que nos torna mais seguros e confiantes para seguir com nossos planos, buscando ainda a solução mais criativa para lidar com os contratempos do dia a dia e construindo o futuro com mais entusiasmo e alegria.
Vale lembrar que, como o guá da Criatividade está intimamente ligado aos filhos - porque se refere à criação da vida -, o setor da Família acaba exercendo influência sobre essa área e, portanto, também deve ser estimulado para potencializar essa energia e lembrar-nos da responsabilidade que temos com os nossos pequenos, mas sem abrir mão da criança que existe em cada um de nós.
Ligado ao Metal, o elemento mais denso da natureza, o guá da Criatividade pode ser ativado com sua presença. Símbolo da organização e da perfeição, o metal marca o progresso e por isso merece um lugar de destaque, nessa área. Aparelhos eletrônicos como TV, som e home theater são bem-vindos nesse ambiente, assim como objetos metálicos.
Mas nem sempre é possível determinar o cômodo que abrigará o setor da inspiração. Muitas vezes, o consultor de Feng Shui só é solicitado depois que a casa já está pronta. Nesse caso, a planta pode ser ou não favorável e, caso não seja a ideal - segundo a técnica chinesa de harmonização do lar -, ainda assim podemos fazer uso de recursos capazes de transformar o padrão vibracional da residência em favor dos habitantes.
Portanto, se a Criatividade situar-se em um cômodo que não comporte tais artigos, não se preocupe, pois há como incentivá-la em qualquer espaço. Confira a seguir as técnicas mais aplicadas, por meio de cores, formas e objetos que favorecem o setor e ajudam a expandir a mente.
No guá do Relacionamento, a especialista aconselhou colocar a foto da proprietária ao lado de seu namorado. Os detalhes metálicos nos porta-retratos expandem a energia do guá da Criatividade, que impera no ambiente.
Objetos lúdicos e de arte incentivam o guá da criação, principalmente se forem de aço, ferro, alumínio ou outros materiais metálicos. Os trabalhos artesanais são excelentes opções para reforçar o campo das idéias.

Universo Criativo
A consultora ficou aliviada ao descobrir que o Guá da Criatividade localizava-se em um dos ambientes mais promissores para o setor - o quarto de uma jovem que estuda arquitetura.
Das cores aos formatos dos móveis, tudo foi planejado de acordo com as necessidades dessa área para garantir criatividade e inovação nos estudos e projetos de Vanessa, que mora com sua avó. O uso da cor branca e dos tons pastel beneficia o guá, logo a predominância dessas tonalidades no ambiente são bem-vindas.
A escrivaninha também tem papel importante no dormitório da jovem, pois a estimula a soltar a imaginação, assim como o computador, onde costuma passar horas pesquisando assuntos de seu interesse. As formas redonda e ovalada da cadeira e da cabeceira da cama estão ligadas ao elemento Metal, que reforça o setor. O canto de descanso de Vanessa reflete-se, portanto, no espaço de seus sonhos, da idealização e da projeção de um futuro próspero.

Convivência harmoniosa
É na sala da jantar que as pessoas se reúnem com mais frequência para compartilhar momentos de alegria e para colocar a conversa em dia enquanto saboreiam uma deliciosa refeição. Por isso, ter a área da Criatividade localizada nesse ambiente é muito benéfico. Ser criativo na hora de preparar a mesa para servir aos amigos revela carinho e atenção com as visitas, além de estar aberto a novos planos e sugestões, e o reforço ao convívio em família.
No ciclo construtivo, o elemento Terra gera o Metal, portanto, utilizar meios que remetem a esse elemento também é uma forma de maximizar o guá. O vaso de cerâmica com a planta em cima da mesa é uma das opções para estimular o elemento Terra, que também pode ser ativado pelo uso das cores marrom, amarelo e terracota.
O que dizer então da união dos elementos Terra e Metal? Não resta dúvidas de que, em conjunto, a associação potencializa o setor da Critatividade. Essa parceria pode ser observada nas formas circulares presentes no lustre de cristal e nos objetos de decoração; no aço encontrato no material nas cadeiras - representando o elemento Metal - e no bufê que mescla o branco do metal com o marrom da terra; no vaso com planta e nas estampas listradas em tom terracota. Uma perfeita combinação!
Espelhos próximos à mesa são bem-vindos na sala de jantar, pois duplicam a prosperidade e a fartura. Os vasos de cristal são herança de família e atraem energia positiva ao ambiente.

Além da imaginação
Obras de arte e elementos divertidos e coloridos são excelentes recursos para atrair a criatividade, principalmente se forem criados pelos moradores ou pelos filhos. Desenhos ou artigos feitos pelas crianças, como aulas de massinha, tinta e colagem, também revelam-se bons estimulantes da área.
Foto, Tatiana Villa (Divulgação)
Se sua profissão está ligada à capacidade criativa, este é o melhor local para instalar seu ateliê ou escritório, ou um espaço reservado para a leitura. Melhor ainda se puder reunir tudo isso em um só lugar, como fizeram os proprietários dessa casa que sempre conviveram com as artes plásticas.
Após o nascimento da filha, o casal de artistas transformou o salão, antes destinado ao ateliê, em um espaçoso dormitório com características de loft, para ficar mais próximo ao bebê. O clima artístico, no entanto, foi mantido. Quadros, esculturas e cartazes espalhados pelo ambiente dão vida e personalidade ao espaço e expande a energia da criação.
A luminosidade é outro fator considerado nessa residência para ativar o guá. Envidraçado, o quarto da recém-nascida deixou o ambiente claro e bastante aconchegante para a criança e os pais, permitindo que a luz invada todos os cantos desse espaço.

(Projeto, G Kalili e Freitas Arquitetura; piso, Casa Francesa; persiana, Luxaflex, luminárias, Lumini; marcenaria, La Classe Marcenaria; executores, SEMA Engenharia; quadro sobre a cama, Sérgio Romagnolo; quadro na parede de tijolos, Paulo Whitaker; e escultura pendurada, Joana Vasconcelos)

A cor laranja do quadro de arte incentiva o elemento terra, que cria o metal, responsável por expandir o guá. A mesa de trabalho do antigo ateliê foi preservada no dormitório para inspirar o casal em duas novas criações.

Ideias Brilhantes
Foto, Sidney Doll
No Feng Shui, a cozinha é representada pelo elemento fogo, que está diretamente ligado ao setor financeiro. Por isso, organização e limpeza são as palavras-chave para evitar possíveis prejuízos na área das finanças. Se alguns cuidados já são exigidos no que diz respeito a esse cômodo da casa, imagine então quando a cozinha está situada no guá da Criatividade.
Sabemos que a recompensa monetária é resultado de muito trabalho e retorno positivo dos projetos, logo, se tiver esse ambiente da residência no setor da criação, tire proveito dessa situação para inovar e ter êxito nos negócios.
A cozinha, em ilha gourmet, está cercada pelo elemento Metal, que ativa a área. Executada em aço escovado e repleta de aramados por todos os lados, o espaço se resume em uma fonte de inspiração para o seu proprietário, que adora se passar por chef nas horas vagas. 
A predominância do branco também beneficia o guá.

Cuidado: Fogo
No ciclo dos cinco elementos, o Fogo tem ação destrutiva sobre o Metal, pois um derrete o outro. E como o Metal rege o guá da Criatividade, é necessário utilizá-lo no espaço. Mas para neutralizar o efeito negativo do Fogo sobre ele, conte também com a presença do elemento Terra, que contém o Metal no ciclo construtivo.
Utensílios em formato circular atraem a criatividade.
Os livros de gastronomia dispostos na estante de metal estimulam a imaginação do chef para realizar novas e deliciosas receitas.
O vaso com flor natural estimula o elemento Terra, portanto é uma cura eficiente para bloquear o efeito negativo do fogo sobre o Metal. Além disso, ter plantas por perto atrai boas vibrações para qualquer ambiente.

Ordem e Progresso
A área da Criatividade deve ficar longe da bagunça. Se esse setor estiver em desordem, é provável que o morador sinta bloqueio na inspiração e tenha tendência a lutar constantemente para realizar seus projetos, além de ter dificuldade em se relacionar com crianças ou com pessoas que trabalhem para ele.
(Karen Kingston-Arrume a sua Bagunça com o Feng Shui e Transforme Radicalmente a sua Vida-Ed.Pensamento).


(Por, Vanessa Moura/Consultoria, Debora Realista/Feng Shui em Casa nº 40 ano 7/Ed.On Line).




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...