CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

17 de mar. de 2013

ENERGIA QUE ALIMENTA

Muito além de bem-estar, o restaurante Tantra aposta no poder da culinária para despertar os cinco sentidos e garantir momentos inesquecíveis de prazer e tranquilidade aos visitantes do espaço gastronômico. Aqui, a comida é mais que um alimento: é um combustível capaz de elevar a energia vital.
"A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba, mas a fome continua." (Luiz Fernando Veríssimo em seu livro O Clube dos Anjos: Gula.).
Os chineses acreditam que, para alcançar a saúde e a prosperidade, tanto pessoais como profissionais, é preciso criar um ambiente de ar puro, com alimento abundante e nutritivo e, em seguida, absorver essa energia vital cada vez que se respira e mastiga, pois o corpo, a mente e o ambiente externo se influenciam mutuamente e de maneira constante. No livro Culinária Feng Shui: Criando saúde e harmonia na sua cozinha, a autora Elizabeth Miles fala da importância de escolher as refeições e criar um espaço de alimentação capaz de elevar ao máximo o seu chi ou energia essencial.
Apostando nessa filosofia, o restaurante  Tantra Mongolian Grill, fundamentado na técnica Feng Shui, tem como principal proposta despertar os cinco sentidos do seu público. Baseado na cultura hindu do prazer supremo à culinária, ao elaborar exóticas e afrodisíacas receitas, o Tantra aguça os cinco sentidos - tato, olfato, visão, paladar e audição. Eric Thomas, proprietário e chef de cozinha do restaurante justifica: "as pessoas comem com os olhos".
Ao entrar no restaurante, os temperos do Mongolian Grill já despertam o primeiro sentido - o olfato. Em seguida, a decoração rústica, porém sofisticada, estimula o visual. A música envolvente, extraída do CD Tantra, ativa a audição. E o tato é despertado no bufê de uma forma bem interessante, pois o cliente monta o seu próprio prato, tendo contato com ingredientes frescos e orgânicos. "Essas combinações levam as pessoas ao êxito culinário", garante Eric.
A árvore iluminada na parede simboliza os desejos de prosperidade para o local.
Situado no bairro da Vila Olimpia, em São Paulo - região que abriga inúmeros escritórios - o restaurante recebe muitas pessoas diariamente. E justamente por concentrar um grande fluxo de visitantes é que Eric achou necessário fazer um estudo de Feng Shui no local, já que o ambiente envolve bebidas durante os eventos e por isso a vibração do espaço oscila. Para equilibrar as energias, o chef buscou auxílio de um consultor e transformou o estabelecimento em um recanto de diversão e relaxamento.
Escolher os alimentos e os temperos com moderação é, também uma forma de equilibrar as energias.
O estudo começou com o nome Tantra, as cores do logo, e em seguida partiu para a decoração do local, que deveria ser aconchegante e intimista, para acolher os frequentadores. A predominância da cor vermelha, presente no nome do restaurante, nas cortinas, nas almofadas, nas velas e até nas roupas dos funcionários, está associada ao elemento Fogo, símbolo da paixão e do sucesso.
Diversas plantas e flores tropicais como orquídeas, bromélias e bambus tornam o ambiente ainda mais encantador. A função delas é filtrar as energias negativas e atenuar o poder do elemento Fogo, que é mais agressivo, evitando possíveis discussões entre os casais e desentendimentos entre clientes e garçons.
O projeto arquitetônico também respeitou os princípios da técnica milenar parta deixar a energia fluir, preservando todos os cantos arredondados. Os banheiros, que são considerados ladrões de energia, estão sutilmente escondidos atrás de um enorme espelho. No caixa, há cristais e gráficos para atrair prosperidade ao negócio.
Na área externa do restaurante, há uma relaxante fonte de água. Em meio ao som tranquilizante da água caindo sobre as pedras e cercados pela natureza do jardim, muitas pessoas da região aproveitam o espaço para fazer reuniões de negócios, onde acabam engatando novos projetos durante a hora do almoço. A cachoeira representa o elemento Água, que potencializa o setor do Trabalho, logo é o local preferido dos executivos, que a consideram uma verdadeira fonte de inspiração.
Prosperidade e sucesso
Apresentação de pirofagia "esquenta" eventos noturnos no Espaço Tantra, ao mesmo tempo em que potencializa o elemento Fogo, símbolo do Sucesso.
O restaurante deu tão certo que aderiu ao sistema de franshising para incentivar novos investidores amantes da culinária asiática, e há quatro anos conta com um espaço para eventos - o Tantra Eventos, localizado no bairro de Pinheiros. Com 400 metros quadrados, o local é destinado a grandes acontecimentos, como aniversários, casamentos e festas corporativas. Para seguir a mesma trilha de sucesso que o restaurante traçou, a decoração do ambiente também foi elaborada de acordo com o Feng Shui.
A iluminação foi cuidadosamente pensada para criar diferentes efeitos no espaço e atrair o sucesso e a prosperidade para o local. Segundo Eric, cada ocasião recebe uma luz diferente. A luz H2O, por exemplo, que imita o reflexo da água na parede, é utlizada em workshops realizados durante o dia e potencializa o elemento Água, ativando a Prosperidade. Já o elemento Fogo, símbolo do sucesso, é incentivado com uma iluminação especial que faz alusão à chama do fogo e é mais utilizada em eventos noturnos.

Filé-Mignon com Morangos
Ingredientes:
1 filé mignon temperado com sal
25 g de açúcar (prefira de confeiteiro)
70 g de morangos
2 colheres de pimenta-preta (melhor em grãos)
Suco de 1 limão
300 g de caldo de carne
50 g de manteiga sem sal
Modo de preparo:
Cozinhe os morangos, o açucar e a metade do suco de limão em uma panela por 10 minutos. Coe metade desta mistura e deixe esfriar. Em uma panela quente, coloque as pimentas por alguns minutos até ficarem tostadas e aromáticas. Em seguida, despeje o caldo de carne com a manteiga sobre as pimentas e espere reduzir pela metade. Depois, misture os morangos e o restante do suco do limão, deixando-os em fogo baixo. Grelhe o filé mignon. Sirva-o cortado em tiras e enfeite com morangos frescos.
Rendimento: 1 porção

(Por, Vanessa Moura / Feng Shui em Casa ano 7 nº 40 / Ed. On Line).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...