Ocorreu um erro neste gadget
CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

13 de abr de 2013

A MOLDURA SURPREENDE EM NOVAS FUNÇÕES.

O quadro quebrou e você vai se desfazer do conjunto todo? Nada disso: transformada pela aplicação de materiais como tecido, tinta e até mesmo tela de galinheiro, a moldura pode desempenhar outros papéis. "Além de sustentável, o reúso de objetos é um processo divertido". "Só não se force a encontrar logo de cara um destino para a peça, pois a criatividade é um treino".
("arquiteto paulista Gustavo Calazans")
Quer criar um mural de recado? O ideal é aproveitar um kit de moldura pronta, com fundo e placa de vidro - é nela que se escreverá com caneta marcadora para quadro branco, fácil de apagar com pano seco. Para montar sua peça, escolha um tecido cuja estampa não prejudique a leitura, aplique-o com cola quente no fundo, sobreponha o vidro e encaixe o conjunto no requadro.
Se a porta de entrada estiver muito neutra, é possível destacar o número do apartamento ou da casa produzindo um arranjo colorido. Pinte moldurinhas de resina (A Gaivota) com tinta acrílica decorativa e cubra os fundos com retalhos. Imprima algarismos em papel sulfite, recorte e fixe-os com cola branca. Um adesivo de arabesco arremata a composição.
Um porta-brincos original nasce assim: meça a área interna da moldura e compre um pedaço de tela de galinheiro (Casa Luigi) um pouquinho maior, com uma folga de 5 mm de cada lado. Encaixe a trama no requadro e aplique cola quente nos cantos. Após a secagem, acrescente no fundo papel para scrapbook estampado (A Gaivota) e, no contorno do aramado, uma fita de cetim preto. Se quiser complete com uma renda.

O mesmo quadro vira cabideiro, porta-recados e porta-chaves
A repórter visual Maisa Donnini precisou de três molduras prontas de MDF (Harpa Molduras) para o arranjo da foto acima. Todas as bordas foram pintadas com a mesma tinta, porém receberam decorações diversas. Para o cabideiro, ela usou um gancho e flores de papel. Na peça destinada ao porta-recados, forrou o fundo com papel de presente e amarrou as cordinhas de sisal, que atuam como carais. Por fim, aproveitou chaves velhas para enfeitar o porta-chaves - acompanhe, abaixo, o passo a passo desse item.

Você vai precisar de:
- Moldura pronta de MDF
- Tinta acrílica decorativa (Acrilex)
- Papel paraná
- Seis chaves antigas
- Ganchinhos com rosca
- Esquadro, régua, tesoura e pincel
- Cola quente
- Lapiseira e lápis branco
1 - Meça o retângulo interno da moldura. Calcule uma folga de 5 mm de cada lado e passe as medidas para o papel paraná, traçando as linhas com o auxílio de régua e esquadro. Recorte.
2 - Teste diferentes composições com as chaves e, quando definir o desenho, aplique cola quente em uma delas e pressione-a contra o papel. Repita o processo com o restante das peças.
3 - Pinte todos os lados do quadro, inclusive os internos. Deixe secar por 30 minutos e dê a segunda demão. Aguarde novamente a aplique a terceira camada.
4 - Atenção: o papel com as chaves será colado por cima da moldura, o que a deixará visualmente mais estreita. Vire a folha do avesso e aplique cola quente nas bordas, não ultrapassando aquela folguinha de 5 mm. Centralize o papel sobre a moldura e faça uma leve pressão para assentá-lo.
5 - Calcule o lugar de cada gancho conforme a quantidade que for usar e marque os pontos com lápis branco. Depois é só firmar cada ganchinho e rosqueá-lo.
6 - Caso a fixação cause pequenos danos à pintura, retoque-a com pincel e tinta.
E não é que a moldura se transformou em bandeja? O fundo da peça ganhou papel de seda listrado, sobre o qual vai um pedaço de toalha de mesa transparente, com motivo floral - como o plástico é impermeável, dispensa o vidro. Para reforçar a base, um papelão foi preso no avesso do requadro com um grampeador para madeira. Só tome cuidado ao transportar sua bandeja, porque ela é menos estável que um modelo convencional.

(Texto, Cecilia Arbolave / Fotos, Ucha Aratangy / Reportagem visual, Maísa Donnini / Minha Casa ano 4 nº 33 / Ed.Abril).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...