CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

16 de abr. de 2013

5 ELEMENTOS

Coloque em prática!
Para os sábios chineses, os cinco elementos são considerados os princípios que regem a vida. Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água são energias utilizadas no Feng Shui para avaliar o movimento do chi (energia vital) e assim definir formas, cores e posições de móveis e objetos que podem ser inseridos na decoração a nosso favor. Veja o que cada um representa e como aplicá-los em casa.

E L E M E N T O - F O G O
(Projeto, Simone Bigoto e A_Trenddesign; marcenaria, Net Marcenaria)

Em algumas religiões, o fogo é considerado símbolo sagrado. No Feng Shui, ele está associado à fama devido à sua posição de destaque. Por isso, é impossível um ambiente trabalhado com ele passar despercebido. O projeto da arquiteta Simone Bigoto confirma. Marcante, a sala rouba a cena pelas cores e materiais estimulantes. Os quadros em tons de vermelho e laranja remetem à chama, assim como a lareira. Aqui o elemento é reforçado duas vezes: a lareira produz fogo, que incentiva a energia na forma natural e o painel - feito de imbuia, freijó e canela - ativa o elemento indiretamente pois, de acordo com o ciclo, a matéria madeira gera o fogo. Segundo o especialista Marcos Budette, é importante fazer uso do Fogo nos ambientes relacionados ao guá do Sucesso. Para saber em que cômodo está essa área, posicione o Ba-Guá na planta baixa do imóvel. "Alinhe o octógono à porta de entrada e depois centralize-o para identificar em que cômodo cai cada setor. O Sucesso está sempre no topo da planta, na direção central superior".

Cores : vermelho e laranja
Formas : triangular e ascendente
Objetos : velas, incensos, luzes, abajures, luminárias, plantas que crescem para cima.
Características : Simboliza o dinamismo, a maturidade e o êxtase. Ligado ao verão, ele representa a energia da expansão em seu grau mais elevado.

(Projeto, Julia Maksoud Rosenthal; sofá de linho, Catallogo; cadeira swan, Tec Dec; banqueta vermelha, Benedixt; quadro, Marcelo Parciornik; mesa de centro, acervo da família).

A moradora desse lar - a arquiteta Julia Maksoud Rosenthal - estava vivendo um período de transformação na vida. Como gosta sempre de mudar e fugir da rotina, ela está sempre alternando a decoração. Para reforçar a personalidade inquieta, nada melhor do que apostar em tons vibrantes, como o vermelho e o amarelo, que representam bem o seu dinamismo. O elemento Fogo está presente não só por meio das cores e da madeira que compõem a mesa central e alguns acessórios, mas pelo formato pontiagudo e triangular de elementos como a orquídea crescente e o banco com três apoios. O quadro é uma ótima representação, além do destaque especial no móvel branco, o que agrega vivacidade e alegria ao local.

1 - Revisteiro de couro natural com estampa creco vermelho. Mede 26 cm x 20 cm x 20 cm, na Luhome.
2 - Pôster Marylin Monroe com moldura simples em caixa fechada, mede 1,20 x 0,70 m a moldura e 0,5 m o passepartout, na FastFrame.
3 - Talher de pizza com 4 peças, de Massimo Gianconi, na Benedixt.
4 - Cofre em formato de porquinho, na Bibix.
5 - Colheres de madrepérola e madeira, conjunto com 10, na Katmandu.
6 - Futon turco redondo revestido de tecido shantung de seda e recheio de algodão, na Futon Company.

E L E M E N T O - M A D E I R A 
(Projeto, Andrea Murao; sofá e mesa de centro, Dpot; cadeira Pantosh, Design Brasil; tapete, By Kamy).

Energia que se expande em todas as direções, o elemento Madeira representa o crescimento, por isso está ligado ao guá da Prosperidade. Plantas naturais e arbustos são as maneiras mais eficientes de atrair o elemento para dentro de casa, pois representam a matéria em sua essência e equilibram o chi (energia vital), por isso são bem-vindas em qualquer ambiente. "Flores e plantas expressam sentimentos e irradiam as mais puras vibrações da natureza". Este living está totalmente afinado com a proposta do elemento. Aqui há madeira em abundância, assim como plantas e motivos florais. A mesa de centro no formato retangular também favorece o setor da bonança.

Cores : verde.
Formas : retangular, vertical e cilíndrica.
Objetos : concretamente tudo que é feito desse material.
Características : está associado à persistência, criatividade, versatilidade e crescimento interior.

(Projeto, Letícia Muzetti; enxoval, Etna).

Romântico e inspirador, este quarto também incentiva o elemento Madeira, mas dessa vez pelo uso do verde na penteadeira e nos motivos florais da roupa de cama. Esses itens favorecem a Prosperidade e ao mesmo tempo podem ser aplicados para incentivar o guá da Família: outra área protegida. Além das cores, plantas e do piso de madeira, o móvel ao lado da cama - que foi laqueada de verde - reforça os laços familiares, pois, além da cor, a peça é herança de família. Por isso, promove energeticamente o bem-estar e a união entre os amigos. Segundo Budette, a planta lírio da paz também atrai harmonia. Quando colocada no setor da Família, transmite paz e fortalece o relacionamento entre os parentes.

1 - Bule de porcelana cor-de-rosa Moçambique, na Benedixt.
2 - Conjunto Oiseaux com duas canecas de 350 ml da linha Nostalgia, na Easy Life by Alimport.
3 - Espremedor Citrus do designer italiano Eero Aamio, de resina termoplástica, na Benedixt.
4 - Pote de cerâmica vintage, mede 25 cm x 24 cm x 35 cm, na Stiledoc.
5 - Porta-guardanapo Maça, feito em cerâmica e pintado à mão, na Star Home.
6 - Sousplat Color Nigéria, com 31 cm x 31 cm, na Katmandu.

E L E M E N T O - Á G U A
(Projeto, Eduardo Luppi; zabutons amarelos, Tsuruya no luminária Pala, Marché Art de Vie; banco Pop 70 de plástico laranja, Tok&Stok).

"A água se adapta a todos os moldes de sustentar pressões extraordinárias. Penetra em todos os lugares e vence todos os obstáculos. A tudo ela alimenta, de tudo se impregna e tudo unifica". }A descrição do autor Roger Green em seu livro Feng Shui para o Hemisfério Sul - Técnicas Avançadas não poderia ser melhor. "Por ser sinuosa, ela abre caminhos", afima Marcos Budette. "Uma das formas de aproveitar sua energia é a partir da presença dela, com um aquário ou fonte. Mas, se não der para usar o elemento na forma natural, vale explorar quadros e fotos que retratem uma paisagem com água", recomenda o profissional. O quintal projetado pelo paisagista Eduardo Luppi transmite a paz e a tranquilidade que o elemento Água inspira. No meio da jardim, duas fontes sustentadas por um painel de madeira incentiva o elemento na sua forma mais natural. Além disso, o próprio caminho sinuoso das pedras que delimita o jardim e os vasos de cerâmica na cor preta reforçam o elemento e atraem bons fluidos para os moradores no que diz respeito à carreira e às realizações.

Cores : preto e azul
Forma : orgânica e disforme
Objetos : aquários, fontes, espelhos translúcidos e reflexivos.
Características : Expressa o recolhimento, a aceitação e a introspecção. Relaciona-se ao inverno e representa o fluxo, o caminho, a missão, o trabalho, o destino e as atividades do dia a dia.

(Projeto, Jóia Bergamo; marcenaria, Contemporânea; painel adesivado, Blue Concept; vidros, Ramos; móveis, Breton)

A sala de jantar integrada à cozinha, projetada pela arquiteta Jóia Bergamo, soma diversos itens de decoração a favor do elemento Água. Os espelhos são os recursos mais comuns utilizados para reforçar o campo do trabalho e das realizações. Além de causar sensação de amplitude, valorizando ainda mais o ambiente, é um representante do elemento em questão, pois sua superfície reflexiva remete à transparência da água. 
Aqui não só o espelho faz a vez do elemento, mas os detalhes na cor preta, presenciados na mesa e nas cadeiras em laca brilhante e nos detalhes em volta e, principalmente, no painel adesivado que exibe a Cidade Maravilhosa, mostrando o mar ao fundo. Para localizar o elemento Água e, consequentemente, o guá do Trabalho, é necessário aplicar o ba-guá. Normalmente este setor está alinhado à porta da entrada principal da casa, mas em direção ao centro da planta.


1 - Cadeira Mademoiselle de Phillipe Starck, com assento em poliuretano revestido de tecido e estrutura de policarbonato transparente. Mede 55 cm x 80 cm x 52,5, na Kartell do Rio de Janeiro.
2 - Circulador Pali C 201, ideal para viagens, quartos de jovens, crianças ou home offices, na Brizair.
3 - Louças de porcelana Rope Dishes, vendidas separadamente na Skitsch.
4 - Jarras de cristal para água de diversos tamanhos, na Raizes Design.
5 - Moringa de vidro modelo Deville da marca We, tem capacidade para 1 litro e mede 22 cm, na Kali Arte.
6 - Taça de água Black em estilo comtemporâneo, na Stiledoc.
7 - Taça de vidro Clear, na Ishela.


E L E M E N T O - T E R R A
(Tinta, Coral (Decora Fosco, cor 5384); quadros, Guilherme Kramer, nanquim sobre papel, impressão digital de Aldemir Martins e serigrafia de Claudia Tozzi, Arterix; bicicleta vintage e balcão com três portas, Desmobília; mesa de centro, Ovo; tapete, Punto & Filo; piso, Neo Design; sofá, Fernando Jaeger; mesa lateral de Alessandra Delgado, Espaço 204; bolas espelhadas e bomboniere, Tok&Stok; luminária, Lumini; pufe flor, Estar Móveis; almofada azul, Carol Martini; almofadas brancas, Charada Home; livros, acervo).

O elemento Terra transmite segurança e estabilidade, e ainda promove alegria por meio da cor amarela, que é relacionada à vitalidade do sol. Por isso é capaz de iluminar qualquer ambiente. "O elemento Terra tambem é próprio para a introspecção". Por essa razão, a presença dele se faz necessária nas áreas da Espiritualidade e dos Relacionamentos . Neste último, é mais comum ver a cor rosa em evidência, já que também é um dos tons associados ao elemento e atrai romantismo. "O amarelo é uma cor mais forte, ligada ao poder e à sorte, e ainda favorece a concentração e a comunicação". Para alguns, esta sala pode parecer vibrante demais e até enjoar, mas é um excelente exemplo de como fazer uso do elemento Terra de forma equilibrada. Com um toque de cor branca em alguns detalhes o ambiente ganha leveza sem perder a personalidade marcante do elemento que traz, acima de tudo, confiança e proteção.

Cores : amarelo, roxo, laranja, rosa, marrom.
Formas : quadrada ou retilínea
Objetos : flores, barro, argila, livros, alimentos.
Características : Representa a transformação, a transição entre o verão e o outono. Transmite segurança, confiança e estabilidade.

(Projeto, Andrea Murao)
Ao contrário dos outros elementos, que só possuem uma ou duas cores correspondentes, Terra possui maior variedade de tons para incentivá-la, isso porque a matéria em sua essência passa por diversos ciclos ou fases e acaba passando também por diversas variações de tonalidade, o que facilita e muito na hora de aplicá-la ao décor. Este projeto é completamente diferente do exemplo anterior. Com tons mais fechados, como o marrom e o roxo, o espaço também favorece a força do elemento. Detalhes em laranja quebram a seriedade da sala de TV e manifestam ainda mais essa energia. Além disso, o elemento é ativado pelo formato quadrado, que se sobressai no ambiente por meio dos quadros, do tapete e da cadeira.

1 - Aparelho de jantar de porcelana da linha Rosenbaum com 20 peças. Coleção inspirada na exuberante flor Patujú, da região amazônica, na Artmix.
2 - Conjunto com três futons turcos de lonita na cor pistache, com alças, empilhados e segurados por um cinto em shantung de seda, na Futon Company.
3 - Multi Pallet com futon grande produzido em madeira de eucalipto. Pode ser usado como mesinha, poltrona, banco, espreguiçadeira e cama auxiliar. Possui três módulos articulados que permite que ele seja dobrado e guardado sem ocupar muito espaço. Mede 10 cm x 90 cm x 1,88 cm, na Meu Móvel de Madeira.
4 - Tábuas decorativas de madeira maciça, do designer Fabio Bortolani. A grande mede 24,5 cm x 32 cm, a média 20,5 cm x 32 cm e a pequena, 16,5 cm x 23 cm, é encontrada, na Skitsch.
5 - Jogo de chá de porcelana com 14 peças e acabamento pintado à mão, na Ishela.

E L E M E N T O - M E T A L
(Projeto, Luciane Pastore e Maria Paula; almofadas roxa e amarela, Ari Beraldin; almofada vermelha, Cara de Casa; tapete, By Kamy; obra de Miriam de Lós e Pato Donald, Arterix; luminária Fósforo, bancos Martino Gamper, Coletivo Amor de Madre; estante e rack, Ovo; mesa de centro, Brentwood; sofá, Artefacto; flores Copo de Leite, The Flower Power; pufe amarelo, Rosenbaum, garrafas de vidro verde, Conceito: firmacaso; poltrona, luminária branca, coroa de resina, carro amarelo de ferro, abajur azul, mãos cabide de parede, garrafas de Coca-Cola e vaso opaco branco, Marché Art de Vie.

Este projeto é um bom exemplo de como incentivar a energia da criação de maneira alegre e com muita vibração para quem não abre mão de cor. Embora, aqui, haja a presença de diversos elementos em total harmonia (vermelho, Fogo; amarelo, Terra; azul, Água; verde, Madeira), o Metal destaca-se pela presença marcante do formato redondo que aparece na maior parte dos adornos de decoração, como o abajur em cima do rack, os vasos pretos na forma de bolas, o pufe amarelo, as banquetas circulares e outros acessórios que enfeitam a estante. Além disso, a base branca da sala corresponde ao elemento e traz leveza perante a exuberância das cores. É possível criar uma composição lúdica - totalmente em sintonia com o elemento Metal - e garantir um espaço moderno.

Cores : branco, cinza, tons pastel e metálicos.
Formas : ovais, circulares e redondas.
Objetos : metálicos, lúdicos, criativos, pedras, cristais.
Características : rege os guás da Criatividade, dos Filhos e Amigos. Representa a transição, o planejamento e a criação.

(Projeto, Julia Maksoud Rosenthal; poltrona Orgone e banqueta amarela, Benedixt; sofá Catallogo).

Elemento mutável, o Metal manifesta-se no sol poente. Por isso, é o mais denso dos elementos, indica que a energia está desacelerando e está relacionado à  transição, planejamento e criação. Regente dos guás dos Amigos, Filhos e da Criatividade, o Metal é representado por objetos criativos, que remetem à infância, e por cores neutras e metálicas, como branco, cinza, tons pastel, prata, cobre ou dourado. Este ambiente é propício ao elemento porque tem a predominância de branco e cinza. A luminária fixa ao lado do sofá tem estrutura metálica e é um ponto a favor. No entanto, a poltrona branca e a banqueta amarela são o que mais chama a atenção. Adornos circulares favorecem os projetos de vida.

1 - Cafeteira expressa que moe os grãos na hora e possui função para purificar a água, na Spicy.
2 - Cesta Chaos feita de metal pode se transformar em fruteira e porta-ovos, na Spicy.
3 - Lamparina Berger Metalíssimo, com sistema exclusivo que purifica o ar e perfuma o ambiente por meio de fragâncias produzidas na França, tem capacidade para 225 ml, na Lampe Berger Paris.
4 - Pote Party animal feito de cerâmica, mede 0,33 m x 0,27 m x 0,22 m, na Kare.
5 - Açucareiro Silver de origem indiana, mede 8 cm x 8 cm x 11 cm, na Stiledoc.
6 - Sofá de 3 lugares Link revestido de tecido cinza, na Italsofá.

(Por, Vanessa Moura / Agradecimento, Marcos Budette  consultor de Feng Shui e terapeuta floral / Guia de Feng Shui ano 1 nº 1 / On Line editora).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...