Ocorreu um erro neste gadget
CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

14 de jul de 2012

MAJESTOSA COZINHA

Considerado o espaço mais antigo da casa, a cozinha, aos olhos do Feng Shui, é a rainha do lar.
Tudo começou ao redor de uma "cozinha", representada pelo fogo, há 250 mil anos, onde os nossos ancestrais se aqueciam, cozinhavam a comida e espantavam os animais ferozes. Esse é o espaço mais antigo e consistente de nossa casa, e, para o Feng Shui, ela é considerada, sim, a rainha do lar.
Da mesma forma que o quarto é o símbolo do descanso e a sala, o do convívio social, a cozinha é a geradora de energia. É nela que se acende o fogo "sagrado", onde você prepara a comida que manterá a saúde da sua família, travando a batalha pela sobrevivência.
O escritor Roberto Goldkorn, acredita que ela seja o coração pulsante da casa, por isso dá algumas dicas especiais para você aproveitá-la melhor e torná-la cada vez mais favorável.
Cores
A cor é a cura mais presente nos ambientes, pois o seu uso pode trazer de volta o equilíbrio que falta ao ambiente. Ela afeta a forma como nos sentimos e, aplicada na cozinha, espaço nobre da casa, interfere mais ainda em nossas vidas. Por isso, a escolha das tonalidades deve ser cuidadosamente pensada.
Segundo o Feng Shui, a melhor combinação de cores para a cozinha é o preto-e-branco que, além de representar a fartura, produz espaços sofisticados. Cores vivas como o vermelho, o verde e o amarelo também são bem-vindas. Elas trazem alegria ao ambiente. Mas se a cozinha estiver em uma região de clima muito quente, o uso de cores mais claras, como o azul e o verde-claro, é o mais indicado, pois dão a sensação de refrescância ao local.
Pessoalmente o especialista gosta muito da cozinha em preto-e-branco, com complementos ou acessórios em tonalidades bem fortes, como o vermelho ou o laranja, que ativam o elemento Fogo. O importante é fugir do modelo monocromático, todo branco, gelo ou bege, afirma. Esta cozinha gera a apatia culinária, ou seja, perde-se a vontade e o prazer de cozinhar. Assim, o ato de produzir alimentos passa a ser monótono, além de os donos da casa ou os empregados serem induzidos a fazer um cardápio com predominância da cor amarelo - como as frituras -, o que leva à má alimentação.
O layout com o fogão em ilha é o mais recomendado pelo Feng Shui, pois mantém a pia e a geladeira longe do aparelho.
Livre-se da bagunça
Você utiliza todos os utensílios que estão em seus armários de cozinha? E realmente consome todos os alimentos que acumula em seu estoque? As perguntas parecem óbvias, mas, se observar atentamente, verá que mantém muitos produtos comestíveis que não consegue consumir. O ideal é liquidar primeiramente o estoque e só depois voltar a fazer compras. O mesmo serve para os utensílios domésticos. Para que manter mais de um utensílio com a mesma função? Isso só faz ocupar espaço desnecessário, provocando bagunça, que desorienta o chi (energia vital). Portanto, faça uma grande limpeza na despensa e não se esqueça do refrigerador e do freezer.
 
O fogão
Este eletrodoméstico é de grande importância porque influi diretamente na prosperidade pessoal, sendo considerado o principal gerador de riqueza em casa. As condições em que ele se encontra, a localização e o ambiente são fatores que contribuem para a saúde do lar e dos moradores. De acordo com o Feng Shui, saúde e riqueza estão intimamente ligadas. É importante ressaltar que, mesmo que o proprietário costume fazer a maior parte das refeições fora de casa, as curas para o fogão devem ser aplicadas. Uma cura básica e poderosa é colocar um espelho na parede atrás dele, criando a sensação de segurança e proteção. Além de fortalecer o cozinheiro, o espelho reflete as chamas dos queimadores e, simbolicamente, duplica seu número, atraindo riqueza e prosperidade. Lembre-se de que, se esse aparelho doméstico é um criador de riquezas, os queimadores são geradores de dinheiro. Portante, é aconselhável usar todas as chamas, para que algumas não fiquem "adormecidas", o que poderia provocar o enfraquecimento na situação financeira.
Certificar-se de que o fogão está bem regulado, em plenas condições de funcionamento e, sobretudo, limpo é essencial para aumentar a energia do dinheiro, pois esses itens têm relação direta com a situação financeira.
Problemas e soluções
Problema 1: A cozinha é muito pequena é não há possibilidade de mantê-la afastada da geladeira. Qual cura deve ser utilizada?
Solução: A posição do fogão deve seguir uma regra simples que, se não for cumprida, pode ir contra todos os princípios do Feng Shui. O fogão em ilha é o ideal, porém, nas outras posições, deve-se aplicar uma solução simples que permita ainda o bom fluxo de energia da cozinha. Por isso não se recomenda a sua localização em frente à geladeira, pois o frio "briga" com o calor e rouba dele a sua energia. Também evite ilhá-lo pelo elemento Água, ou seja, deixá-lo entre a pia e a geladeira. Para os chineses, "água apagando fogo" é desperdício de dinheiro. Mas se nada disso é possível, coloque entre o fogão e a pia ou a geladeira um elemento de madeira, como uma colher de pau, por exemplo. A madeira alimenta o fogo, o que não permitirá que a chama apague, ou seja, que o dinheiro vá embora. O microondas também merece cuidado quanto à colocação, pois ele jamais deverá ser posicionado em frente a quem está cozinhando, porque a energia emitida por suas ondas é extremamente nociva aos seres humanos.

Problema 2: Ter a cozinha longe da sala de jantar e próximo ao banheiro ou lavabo.
Solução: Um dos pecados apontados pela técnica chinesa é o fato de a comida "viajar" para outros ambientes. Isso significa que, quanto mais próximo este cômodo estiver da sala de refeições, melhor, pois haverá mais fartura. Se isso não for possível, posicione a mesa o mais perto possível da porta de acesso da cozinha. O ideal é que ela seja vista, como acontece nas cozinhas americanas, o que, aliás, é uma ótima solução para quem tem esse tipo de problema e pretende fazer uma reforma.
Quanto à proximidade do banheiro ou lavabo, o caso mais grave é quando, sentado à mesa, avista-se a privada. Se isso ocorrer, a solução mais prática é manter a porta desses cômodos sempre fechada. Evite, também, encostar ou alinhar a mesa à parede do banheiro, pois esta rouba energia.

Problema 3: Cozinha mal iluminada, sem janelas e integrada à área de serviço.
Solução: É importante que este ambiente seja bem iluminado, porque a luz ressalta as cores dos alimentos e traz alegria. Além disso, ela reforça o elemento predominante desse ambiente, o Fogo. Como é preciso economizar energia, várias pessoas optam pelo uso de lâmpadas frias, mas esse tipo de radiação é muito perigosa, alerta o consultor. O ideal é ter uma iluminação consorciada, isto é, uma central de lua fria e uma lâmpada incandescente de apoio.
As áreas de serviços integradas às cozinhas é consequência da urbanização feroz das últimas décadas, presente principalmente em apartamentos pequenos. E como são estruturas antagônicas, essa associação não é boa e pode causar problemas financeiros. A dica ou "cura" é fortalecer a cozinha, tornando-a mais rica, mais intensa. Usar uma cor diferente, por exemplo, cria uma divisão entre os dois ambientes. Outra solução é colocar frigideiras de cobre na parede, pois deixa o ambiente mais estimulante.

(Por, Vanessa Moura / Escritor e estudioso em Feng Shui, Roberto Goldkorn / Feng Shui em Casa ano 7 nº 35).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...