Ocorreu um erro neste gadget
CLIQUE NA ÁGUA DO AQUÁRIO PARA ALIMENTAR OS PEIXES.
.

30 de mar de 2013

ENERGIAS EQUILIBRADAS.

Unir beleza e bons fluidos é o trabalho da proprietária deste imóvel. Seu lar, um misto de imóvel ideal e projeto seguido à risca, não poderia ser diferente. 
(Carolina Coelho Designer de Interiores e Consultora Feng Shui)
Na escola da Bússola, as curas empregadas pelos especialistas em Feng Shui são baseadas no ciclo construtivo, que busca harmonizar o chi (energia vital), reforçar os elementos das direções favoráveis, e ainda diminuir a influência deles nas áreas de perdas. Mas nessa residência, a consultora Martine Monios teve de enfrentar um desafio maior: um ponto telúrico detectado com a radiestesia, capaz de afetar negativamente a moradia e as pessoas que habitam a casa.
Pontos telúricos são campos de energia negativos localizados no subsolo do imóvel, como um veio d'água, uma falha geológica, uma cavidade, entre outros que interferem na vibração do lugar. Nesse caso, é um veio d'água que atravessa a casa e, segundo a consultora, é desfavorável porque emite uma radiação para cima, em forma de coluna, prejudicando a saúde. "Aliás, não só a saúde, pois ele passa por diversas áreas de interesse da proprietária, como Família, Dinheiro, Relacionamento, Alegria de Viver e Sucesso, causando obstáculos nesses setores", diz a especialista.
Para neutralizar o efeito nocivo do veio d'água que atravessa a casa, a consultora apostou no poder da natureza e colocou plantas em cima desses pontos, desde o jardim até o interior da residência. Segundo Martine, as plantas são as curas mais eficazes para bloquear os pontos telúricos, pois elas representam o elemento Madeira, que se alimenta dos veios, símbolos do elemento Água.
O quadro colorido é de autoria dos Gêmeos grafiteiros e está bem localizado: na área da família, pois representa a figura materna.
No Feng Shui, as plantas são elementos essenciais para atrair boas energias e corrigir ambientes negativos.

Prosperidade e dinheiro
Segundo o ba-guá individual, o Sudeste é uma direção desfavorável à moradora, tendendo a chateações e obstáculos no dia a dia nesta área. Para minimizar o efeito negativo do Metal, a consultora fez uso dos elementos Água, Madeira e Fogo. Normalmente o elemento Fogo não pode ser usado neste local, pois o Sudeste está ligado ao dinheiro e o Fogo poderia "queimá-lo", mas nesse caso o elemento se faz necessário para aquecer o Metal, e assim diminuir a influência negativa no setor. Dessa forma, a lareira atrai a prosperidade. 
Em volta desse espaço, podemos observar diversos relógios de coleção da moradora, com modelos antigos. É preciso ficar muito atento para o bom funcionamento desses relógios, pois estão no setor da Prosperidade e por isso nunca devem permanecer parados, já que exerceriam uma influência negativa no dinheiro, gerando uma estagnação neste setor.
Do outro lado, está a sala de jantar, também localizada na direção Sudeste. Da mesma forma, é preciso atenuar o Metal presente na cor branca das paredes e das cadeiras. Os móveis de madeira ajudam a neutralizar o efeito negativo desse elemento no ambiente, assim como a transparência dos espelhos e cristais, que representam o elemento Água. O Fogo está presente na iluminação quente do lustre e nas flores vermelhas, que tornam o espaço ainda mais aconchegante e sofisticado.

Os ciclos
No ciclo construtivo, a água alimenta a madeira, que fornece material para o fogo, que gera a terra, de onde vem o metal que, por sua vez, conduz a água. Em um projeto, use o elemento que quiser reforçar. Para potencializá-lo, lance mão do anterior. Se a intenção for minimizar o seu efeito, utilize os três seguintes do ciclo destrutivo: o fogo derrete o metal, que corta a madeira, que suga a terra, este absorve água, que apaga o fogo. Porém, alguns consultores acreditam que essa é uma forma muito agressiva de atenuar a ação de um elemento, por isso preferem utilizar os três seguintes do ciclo construtivo, já que são complementares.
A planta dinheiro-em-penca representa a prosperidade, estimulando a riqueza.

Harmonia em família
O charmoso living situa-se ao Leste da Bússola, compreendendo os setores da Família e dos Antepassados da moradora, reforçados pela presença dos elementos Madeira, Fogo e Terra. De acordo com a consultora, o ideal é utilizar sempre três elementos para neutralizar o efeito negativo de um elemento, diminuindo a sua potência. "Prefiro trabalhar com três consecutivos no ciclo construtivo, já que são complementares", explica.

Relacionamento favorecido
A cozinha está em uma área favorável, pois condiz com o setor das relações afetivas e, como proteção, pede os elementos Água e Madeira, presentes naturalmente no ambiente, localizado ao Sudoeste. A pia representa o elemento Água, assim como a tonalidade preta na decoração. Os móveis são de madeira para ativar o elemento e beneficiar o Relacionamento.
Vale ressaltar que um dos lados da cozinha ficou na direção Sul, onde está localizado o setor dos Desastres e Danos, incentivado pelo elemento Terra. Como os elementos Água e Madeira estão em evidência, o Terra é minimizado e pode ser mais atenuado ainda se o Metal estiver presente no ambiente. Plantas que crescem para cima também são bem-vindas, pois incentivam o sucesso.

Intrusos controlados
Muitas vezes estamos em determinados lugares e temos uma sensação de desconforto. Sentimo-nos irritados, inquietos, mas não damos importância e insistimos em permanecer no mesmo lugar. Essa reação é certamente um sinal de que a atmosfera e a energia local não são favoráveis. Porém, por meio da técnica milenar chinesa e da radiestesia é possível identificar o canto da casa que abriga essa vibração negativa e combater o seu efeito prejudicial. Nessa casa, as energias intrusas não poderiam ficar em lugar mais inadequado: no quarto de dormir, feito especialmente para o descanso e que deve inspirar paz e tranquilidade. Para neutralizar "os inimigos" e reforçar o amor nesse ambiente, Martine lançou mão dos elementos Metal, Terra e Água, com a finalidade de abrandar o Fogo que deve ser contido. Vale ressaltar que o quarto do casal merece ainda mais atenção e cuidado quando estão na área da afetividade e dos relacionamentos.
Do lado oposto à cama, o espaço que comporta a estante com livros e a banheira situa-se ao Noroeste, direção favorável à moradora. Aqui, foi necessário apenas potencializar a área da Espiritualidade e Amigos com os elementos Terra e Fogo, responsáveis por incentivar o setor, por meio das cores vermelho e laranja. 
Os minerais situados na prateleira acima da banheira captam boas energias para o ambiente, além de representarem proteção espiritual.
Na área de relacionamentos, a flor de pessegueiro estampada na parede logo na entrada do quarto é uma cura aplicada pela consultora para atrair o amor e o afeto.
Os elementos Terra e Fogo, responsáveis por incentivar o setor da Espiritualidade e dos Amigos, estão presentes por meio das cores vermelho e laranja.
O banheiro da suíte também abrange a área da Espiritualidade e conta com a vibração positiva das plantas no jardim e das ervas para o banho.

Alegria e criatividade
A área de serviço da casa foi transformada em uma saleta agradável, mantendo assim o mesmo padrão energético da residência, conferido na presença marcante do elemento Metal. O ambiente está na direção Oeste que, de acordo com o ba-guá da proprietária, é totalmente favorável aos projetos futuros, à alegria de viver, à criatividade e aos filhos. O que justifica a predominância do Metal por meio das cores branca e dos tons pastel. Já os porta-retratos dos filhos e os objetos artesanais e criativos têm a função de maximizar esses setores.

Hora de meditar
Normalmente a piscina é um local de lazer e descontração, mas nessa residência é o espaço preferido do meigo labrador, que procura a paz e o recolhimento necessários para se revigorar. Direcionado ao Nordeste, setor do autoconhecimento, da introspecção e meditação, o lugar conta com os elementos Água e Madeira para estimular o lado zen da moradora e do seu amável cão.

(Feng Shui em Casa nº 40 ano 7 / Por, Vanessa Moura / Fotos, Adriana Barbosa / Consultoria de Feng Shui, Martine Monios / Projeto arquitetônico, Ana Cruz - Arquitetura e Interiores).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...